O boi e a boiada

Oi gente!!!



Vocês, com certeza, já devem ter ouvido a seguinte frase: "Dou um boi para não entrar numa briga, mas uma boiada para não sair dela". E acho que esta frase me traduz muito bem! Sou descendente de italianos e espanhóis (olé!!  mamma mia!!!), e digamos que sou um pouco "pavio curto".... Detesto me envolver em discussões, mas quando tenho razão ninguém consegue me fazer calar! Sou uma aquariana típica: direta, não engulo sapos, não aceito ofensas gratuitas, não mando recado...  Porque sei que se não "colocar em pratos limpos", irei me arrepender depois. E confesso que sinto uma dificuldade enorme em me calar diante das injustiças. Não estou aqui incitando agressões físicas, de forma alguma! Só estou dizendo que devemos expor nosso ponto de vista quando discordamos de algo ou algum comportamento alheio. Porque tolerar ou ficar calado diante de algo que nos desagrada? Ficar calado ou concordar com o outro apenas para evitar situações polêmicas e conflitos, não me brilha aos olhos! Jamais devemos deixar de expressar nossa opinião por medo da reação alheia. Isso gera frustração e uma sensação de impotência por não conseguir expressar nossos sentimentos, o que pode fazer com que nos sintamos incompreendidos e manipulados! E nossa confiança e autoestima despencam... Existe prejuízo maior?
O "engolir sapos" pode ser uma estratégia de proteção onde a pessoa cria uma zona de conforto. Quando engolimos a raiva (ou sapos) podemos, ao longo do tempo, gerar doenças em nosso organismo como: alergias, dermatites, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, asma brônquica, gastrite e por aí afora.
Por exemplo, nós brasileiros, somos resignados demais diante da corrupção desmedida, do descaso com a saúde e educação, da violência e da falta de segurança que assolam o nosso país. Se cada um de nós exigisse seus direitos e protestasse diante das injustiças, nosso Brasuca estaria "pianinho"!
Então, que tal dizer NÃO? Que tal sermos assertivos? Quando aturamos muita coisa calados, acabamos sendo agressivos em algum momento! Quem finge ser bonzinho o tempo todo, acaba explodindo em casa, com os filhos, com os amigos... Então, que tal "dar um beijo" em cada sapo que aparecer em sua vida e transformá-lo em príncipe? É claro que não é fácil... Mas é bem menos indigesto!



"Seria mais cômodo ficar calada em determinadas situações, mas prefiro ser o beija-flor que apaga o incêndio da mata com suas gotinhas de água..."

E a vida? Segue...

Beijos da Mimi!!!

7 comentários:

  1. Arrasou! Amei!!! Nunca devemos engolir os sapos.
    Parabéns!


    Maiara

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKK...MUITO LEGAL!

    BJ,


    Paula

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto e as fotos!

    bjsssss,


    Lúcia

    ResponderExcluir
  4. NÃO DEVEMOS ACEITAR AS IMPOSIÇÕES DOS OUTROS,SOFREMOS COM ISSO E CRIAMOS DOENÇAS GRAVES.

    CLARICE

    ResponderExcluir
  5. Oiii,adoro seu blog e seu jeito descontraído e ao mesmo tempo inteligente de escrever.Sou super ligada neste blog!


    bjs,

    Ana Luíza

    ResponderExcluir