Sabedoria felina

Oi galera!





Depois dos cavalos, na minha opinião, os gatos são os animais mais lindos que existem. E vocês sabiam que cerca de dezesseis milhões de lares brasileiros têm gatos? Quando eu era criança, vira e mexe aparecia em casa com algum gato da rua, minha mãe reclamava, mas depois acabava aceitando. E diferente do que muita gente imagina, eles são carinhosos e super companheiros, e a sábia filosofia cotidiana dos bichanos, vive a nos dar exemplos de como nos comportar. E cuidar-se, dormir bem, comer corretamente, dedicar-se aos amores e manter-se bem loooonge dos dissabores, são alguns valiosos exemplos que os felinos nos dão, traduzidos para o nosso dia a dia!
Então, vamos às seis lições de sabedoria felina:
1) Ser seletivo: "O gato elege seu dono e se dedica inteiramente a ele". Os felinos não se ligam a quem não lhes faz bem. Então, seguindo a sabedoria felina, precisamos saber o que nos faz bem, e a partir daí, eleger as companhias e parceiros. Não devemos ficar com quem nos puxa para baixo!
2) Viver com prazer:  Ao primeiro sinal de stress, os gatos ativam uma vibração que os acalma imediatamente. O "ronronado", uma vibração no sangue do animal, ativa o sistema imunológico e fortalece os ossos, e tem um efeito calmante para o gato. Quando colocamos um gato perto ou em cima da nossa barriga, esse som acalma nossas ondas cerebrais e relaxamos. No nosso caso, o stress vai existir sempre, a questão fundamental é sabermos como lidar com ele, precisamos identificar nossas válvulas de escape, assim como os felinos!
3) Educar os filhos: As gatas cuidam com carinho dos filhotes, mas também sabem se desprender. 
Nós, também devemos saber a hora de deixar nossos filhos trilharem o caminho da vida com suas próprias pernas! Nossa cultura valoriza os pais que não medem esforços ao se doarem, mas educar, também é saber romper o vínculo de dependência sem romper o vínculo de afeto.
4) Aproveitar a casa: O lar é essencial na vida dos felinos. Eles aproveitam cada cantinho da casa: o sofá, o tapete, o sol que bate na varanda, a grama do jardim... Quem valoriza o próprio lar, consegue realizar-se em outras áreas da vida, inclusive na profissão! O lar é o templo da nossa intimidade, onde comemoramos nossas vitórias, choramos nossas perdas, descansamos, recarregamos as energias e por aí afora. Por isso, devemos mantê-lo em ordem, agradável, bonito e organizado.
5) Fazer a escolha certa: "Quando o assunto é alimento, conforto e amor, os felinos buscam o melhor". Devemos fazer boas escolhas para a nossa saúde física e mental. E isso requer amadurecimento que implica em auto-conhecer-se e saber quais são nossos reais desejos.
6) Prezar a autoestima: Os gatos dormem 2/3 do dia, e 10 a 15 % do tempo, dedicam ao seu ritual de limpeza, que também tem a função de acalmar e controlar a temperatura do corpo.
O descanso, a  vaidade, a saúde e a autoestima devem fazer parte de nossa vida.










Beijo, gatas e gatos!!!




6 comentários:

  1. que gatinhos fofos! tenho uma gata branca que eu amo. realmente eles nos dão lição de vida.

    Karina

    ResponderExcluir
  2. Os gatos são lindos e sábios!

    Bj


    Amanda

    ResponderExcluir
  3. tenho 3 gatos, são fofos e muito limpos. Adoro chegar em casa e sentir o ronquinho deles na minha barriga, não sabia que nos fazia bem.

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. sabe que vou pensar no caso de adotar um gatinho?!!! se eles tem tantas qualidades, vale a pena ter um!

    bj

    Rafaela

    ResponderExcluir
  5. os gatos são realmente lindos e perfeitas companhias,

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!! Amei!! É realmente como são nossos bichanos!! Meus bebês arrasaram no seu blog....rsrs Parabéns! Rafa Fuzari

    ResponderExcluir