Queda de cabelos

Olá garotas! Quando nossos fios estão em queda livre, entramos em pânico, não é? Mas saibam que é normal perdermos de 50 (ou menos) a 100 fios diariamente, mais que isso é necessário investigar a causa.
Uma  cabeleira saudável possui cerca de 120 mil fios (não achei que fosse tanto!). Existe a queda por quebra, provocada por tração em função de escovações vigorosas, uso de apliques ou megahair, fazer rabos de cavalo muito apertados que provocam pequenos traumas no couro cabeludo e prejudicam os folículos capilares, o secador muito quente e as chapinhas também detonam os fios, que acabam quebrando. Processos químicos como alisamentos e muita tintura, sem uma pausa razoável entre as aplicações, também podem provocar a quebra ou a queda dos fios a partir da raíz.
Entre as inúmeras causas da queda de cabelos a partir da raíz estão as disfuncões da glândula tireóide (hipo ou hipertireoidismo), anemia, causas genéticas, stress, infecções ( até mesmo uma cárie pode provocar a queda dos cabelos!), má alimentação ou dietas radicais, disfunções hormonais (a menopausa causa queda dos fios!), cirurgias de grande porte, no pós parto, alguns medicamentos, infecções fúngicas no couro cabeludo, seborréia, excesso de gordura, açúcar (ui,ui, ui!!!!), cafeína e álcool, e por aí afora...
Nos homens a queda é localizada no topo da cabeça, já nas mulheres, na maioria das vezes ela costuma ser generalizada. Existe também a alopécia areata, que faz o cabelo cair derrepente e deixa àreas completamente sem fios.
Se a razão for má alimentação, devemos caprichar na ingestão de proteínas, ferro, zinco, vitamina A, vitamina E e as do complexo B. Existe um medicamento que promete acabar com a queda e tornar os fios mais grossos, é o Pantogar, que deve ser tomado por pelo menos três meses. O preço deste medicamento em farmácias de manipulação é bem razoável e dá para fazer o tratamento numa boa. Para usar externamente existe, entre tantos, o Minoxidil, que ativa a circulação e deve ser receitado por um dermatologista, e xampus nos caso de dermatite seborréica.
Hoje em dia existem inúmeros tratamentos em clínicas especializadas que prometem ótimos resultados, só que  o preço não é baixo!
Então pessoal, vamos cuidar dos nossos cabelos, afinal eles são a moldura do nosso rosto e um ítem importantíssimo na composicão do visual!!!

2 comentários:

  1. Valeu pelas dicas, meu cabelo anda caindo de montão!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo anda caindo demais!

    ResponderExcluir