Os cabelos também envelhecem!

Mais essa bomba à vista: os cabelos também envelhecem!!! Ai meu Deus, bem que o nosso cabelo poderia ficar livre da visita cruel do tempo, não é?!
O surgimento dos fios brancos é apenas uma das mudanças ocorridas nos cabelos com o passar dos anos. Com o tempo a densidade dos fios dimimui, na juventude temos cerca de 6 a 7 fios por milímetro quadrado no couro cabeludo, após os cinquenta anos essa relação cai pela metade (ui,ui ui!).
A espessura do fio muda também, eles tendem a ficar mais finos!
A resitência do cabelo também diminui (mas que maldição!!!). O fio de cabelo é composto por duas proteínas: queratina e melanina. A primeira dá estrutura ao fio, a segunda é responsável pela cor. Com o passar dos anos a melanina deixa de ser produzida e, sem ela, o fio além de branco, fica mais fraco e quebradiço (só notícia ruim!)!
Então porque temos a impressão de que os fios brancos são mais grossos? Porque quando o melanócito para de produzir os grãos de melanina, os espaços da haste são preenchidos por microbolhas de ar, daí a impressão de que os fios brancos, ao nascer, são mais grossos que os demais! Conforme eles crescem, as bolhinhas "estouram" e deixam a haste mais frágil.
Mas calma meninas, existe um tratamento apelidado de botox capilar que promete o rejuvenescimento dos fios e nada tem a ver com o botox aplicado nos músculos. Trata-se de uma hidratação intensa para recuperar fios danificados. Este procedimento promete preencher as cadeias de queratina dos fios, deixando o cabelo mais resistente à quebra. Deve ser feito exclusivamente por profissionais capacitados e em salões de beleza. Deixa os cabelos macios e sedosos, causando um discreto efeito de alisamento pelo fato de os fios estarem bem hidratados!
Então, pra tudo tem jeito! Não importa que o tempo passe e nossos cabelos também envelheçam, porque viver é coisa mais rara do mundo, e diante da grandeza da vida o cabelo acaba virando um mero detalhe!
Boa semana!

0 comentários:

Postar um comentário